Realizando um levantamento bibliográfico

Quando estamos querendo saber mais sobre um determinado assunto buscamos levantar informações sobre ele. Para isso, podemos nos valer de livros, internet, amigos etc. No entanto, na construção de um trabalho acadêmico, seja ele um artigo, um trabalho de conclusão de curso ou dissertação, as fontes de informações devem ser confiáveis. Mas como saber nesse mar de informação, que é a internet, o que é confiável ou não? É justamente sobre as ferramentas que você pode utilizar para "pesquisar"  e de como você pode avaliar a qualidade do material encontrado que se trata esse post.

Muito embora, tenha dividido a pesquisa em dois passos, não há uma lógica rigorosa a ser seguida de utilização das ferramentas de busca.


Realiza uma busca abrangente em páginas de internet, em editoras, bibliotecas e base de dados conveniadas com Google. Além da pesquisa básica, você pode realizar pesquisas avançadas por Autor, Publicação e Período. Além da busca, o google acadêmico fornece duas informações importantes:

1) número de citações que um texto recebeu. O número de citações que um artigo recebe é um bom indicativo sobre a sua qualidade. Quanto mais citações um texto recebe maior tende a ser o seu impacto na temática estudada.

Vejamos um exemplo: Realizo uma busca sobre o conceito isomorfismo (isomorphism) e entre os resultados aparece o resultado abaixo.


Observe que o artigo recebeu 12231 citações logo o artigo pode representar um texto seminal para temática, merecendo no mínimo uma leitura de conferência para verificar se o trata realmente sobre a temática que se buscava.

2) É possível salvar alguns textos disponibilizados nas bases de dados por meio de links alternativos. Ex. Na pesquisa anterior do conceito isomorfismo apareceu o artigo The iron cage revisited com 12231 citações, mas sem um link para o texto. No entanto, ao trocar o termo de busca para The iron cage revisited obtemos o seguinte resultado:


Observe que abaixo do resultado obtido na pesquisa anterior há um resultado repetido e esse resultado possui um link para o pdf do artigo desejado. Use e abuse do Google Acadêmico não só para uma exploração inicial do tema, mas também na tentativa de resgatar textos de base de dados as quais você não tem acesso.

Passo 2:

Base de dados

“Nacional”: Sem dúvida a principal base de dados “nacionais” (entre “” pois ela está passando por um processo de internacionalização) é o Scielo. Em virtude das novas exigências da Capes o Scielo consolidou-se como a principal base de dados dos principais periódicos nacionais de diversas áreas. Uma desvantagem do Scielo é que algumas revistas passaram a ser indexadas recentemente estando assim disponível para consulta, por enquanto, apenas uma pequena parcela de números.

Internacionais: Dentre as diversas bases de dados, na nossa área, as principais bases de dados são o ProquestEbsco e Jstor. O acesso as duas primeiras só é possível mediante o convênio da instituição com a base de dados. No Brasil, o acesso a base de dados, a essas e outras, é mantido principalmente via o Portal de Periódicos da Capes. Atualmente, o próprio portal de periódicos da Capes oferece uma Metabusca nas bases de dados desejadas. No Jstor é possível criar um login individual que permite a busca dos textos e a leitura dos resumos, mesmo sem ter convênio com nenhuma instituição. Além disso, a criação desse login é interessante pois permite a utilização de ferramentas como salvar buscas e citações.

Outra opção de pesquisa, semelhante à base de dados são os sites das editoras dos periódicos, por exemplo, a SAGE. De modo geral, é possível realizar pesquisas, consultar resumos, salvar as citações dos textos e enviar links para redes sociais, tais como: o twitter.

A pesquisa nas bases de dados tende a ser bem trabalhosa. Devido a grande quantidade de informações (artigos) disponíveis, os resultados são “poluídos” por uma série de artigos de outras área. Para evitar esses problemas de preferência sempre a pesquisa avançada restringindo a busca a sua área de conhecimento. Agora se você já sabe quais as principais revistas que deseja pesquisar, realize a pesquisa avançada restringido a busca a uma determinada publicação.

Passo 3

Lembra-se daquela limitação de cobertura do Scielo, então, devido a ela o seu trabalho de levantamento ainda não está completo. Se o seu trabalho (ou o seu interesse) demanda uma revisão mais histórica então pode ser necessário realizar pesquisas em cada periódico nacional em busca do seu tema de interesse, torcendo para que ele tenha o seu acervo mais antigo digitalizado.

Espero que com esses "macetes" o seu levantamento bibliográfico, embora trabalhoso, seja mais produtivo.

Então é isso, até a próxima.

Achou o post interessante? Então aproveite para assinar o newsletter e receber as atualizações do blog por e-mail clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário