A importância dos periódicos científicos

No transcorrer de nossa educação na escola somos ensinados a valorizar o conhecimento contido nos livros, nas enciclopédias e, mais recentemente, também disponíveis na internet. Entretanto, dentro da comunidade acadêmica essas fontes de informações são vistas com ressalvas. Pela facilidade de se publicar um livro hoje em dia é preciso tomar cuidado e separar “o joio do trigo”. Por sua vez, as enciclopédias e sítios na internet são ótimas fontes para se ter um conhecimento inicial sobre o assunto.

Dentro da comunidade científica, independentemente da área, os periódicos (journals) constituem umas das principais fontes de informação e de divulgação de conhecimento. São nos periódicos que os pesquisadores divulgam os resultados de suas pesquisas, de novas proposições teóricas e dialogam entre si. Os periódicos são os meios pelos quais o conhecimento científico torna-se compartilhado pela comunidade científica, permitindo desse modo a acumulação do conhecimento, uma vez que  os artigos publicados em periódicos são versões definitivas do trabalho. Além disso, os artigos submetidos aos periódicos passam por um processo de avaliação rigoroso e que garantem maior qualidade ao mesmo, o que nos casos das outras fontes de informação apresentadas, livros, enciclopédias e sítios da internet não acontecem. Por fim, cabe apontar que os periódicos correspondem à principal fonte de informação para se manter atualizado no desenvolvimento do conhecimento científico da sua área.

Entretanto, nem todos os periódicos científicos possuem a mesma legitimidade. Os periódicos são submetidos a sistema de avaliações, que avaliam, por exemplo, o conselho editorial, o sistema de avaliação dos artigos, fatores de impacto etc. No Brasil, a avaliação dos periódicos é realizada pela CAPES e o resultado dessa avaliação e dos critérios utilizados estão disponíveis no Qualis. Justamente pelo fato Mas você pode estar se perguntando: ta, mas o que tudo isso representa para o desenvolvimento do meu trabalho?

A resposta é bem simples. Toda vez que você for desenvolver um trabalho científico que necessita a construção de um quadro teórico de referência, como em um trabalho de conclusão de curso, a sua primeira fonte de pesquisa deve ser os periódicos científicos. Tal pesquisa além de lhe fornecer conhecimentos sobre o assunto lhe permitirá também compreender como o seu tema tem sido estudado, se é um tema saturado ou com poucas pesquisas, o descobrimento de novas referências etc. Além disso, um dos pontos para se avaliar um trabalho científico e a credibilidade das fontes utilizadas na confecção do mesmo. Deste modo, utilizando artigos publicados em periódicos que gozam de legitimidade dentro da sua área de pesquisa, você confere maior qualidade e confiabilidade ao seu trabalho.

Então é isso, até a próxima.

Achou o texto interessante? Então aproveite para assinar o newsletter e receber as atualizações do blog por e-mail clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário