[Série] Como organizar uma Rotina de Estudo II

No primeiro post da série tratei sobre os primeiros passos para organizar uma rotina de estudo produtiva. Hoje trato de três questões (dicas) para organizar a sua rotina, que são: Silêncio x Barulho, Estudar todo dia x Estudar um dia por semana e observar a realidade a partir dos conteúdos estudados.

Uma das dicas mais comuns para a criação de uma rotina de estudos é tenha um lugar tranquilo para estudar. No entanto, assim como o horário de estudo e forma de estudo, comentadas no post anterior da série,  o silêncio é uma questão que tem como medida você.

Tem aquelas pessoas que só conseguem estudar se existir um silêncio quase que absoluto, que se irritam até mesmo com o tic-tac do relógio quando estão estudando. Para outras pessoas ficar em silêncio é sono na certa. Se você visitar uma biblioteca perto da época das provas, que é quando ela está mais cheia, certamente você encontrará alguém tirando um pequeno cochilo acidental e acordando com aquela expressão Aff! Não acredito que dormi!! Por isso, para algumas pessoas ter uma música ou um som qualquer ao fundo é fundamental para manter a concentração. Ela pode gostar do som ao fundo pelo próprio perfil de aprendizagem dela ou para tentar se manter acordada por causa do cansaço. Procure descobrir qual tipo de ambiente que favorece a manutenção da sua concentração.

Outro ponto importante é que o estudo precisa ser um hábito diário. Prefira estudar de duas a quatro horas por dia, do que estudar dez horas seguidas em um domingo. Muitas vezes, devido a correria diária ou do costume adquirido na época da escola o estudo fica concentrado em um único dia da semana, que é frequentemente, o sábado ou domingo. No entanto, dificilmente conseguimos nos manter concentrado estudando um dia todo, depois de algumas horas de estudo o cansaço chega, o sono, a dor no corpo, a distração se torna constante e perde-se a paciência. A partir desse momento a nossa capacidade de assimilar as coisas é menor.

Ao estudar diariamente, mesmo em quantidades menores, você acabará estudando todo o conteúdo sempre com a cabeça mais “fresca”, menos cansada, o que tende a tornar o seu estudo mais produtivo. Além disso, você poderá sempre exercitar a sua memória e melhorar a compreensão do conteúdo, pois você poderá estar constantemente resgatando a matéria estudada no dia anterior, tendo assim, mais conhecimento e confiança sobre o conteúdo para fazer reflexões e análises sobre o tema.

O último tema do post é um comportamento que pode facilitar ou até mesmo melhorar o seu aprendizado, principalmente, para os que possuem menos tempo para o estudo. Passe a procurar ver e entender eventos  que acontecem no seu dia, em casa, no trabalho, na rua ou aquela reportagem que você achou interessante sob à perspectiva do conteúdo que você tem estudado ou estudou, por mais engraçado que as explicações possam parecer no início, você perceberá que naturalmente a sua capacidade análise enriquece. Além disso,  você começará a perceber que aquela famosa distância entre teoria e prática em Administração não é tão grande, como muitos pensam.

Concorda com o que foi apresentado? Discorda? Quer compartilhar a sua experiência? Deixe seu comentário.

Então é isso, até a próxima.

Achou o texto interessante? Então aproveite para assinar o newsletter e receber as atualizações do blog por e-mail clicando aqui

2 comentários:

  1. Muito bom esse tema, pois dá dicas muito importante, que nós quando estudantes não damos conta que alguns detalhes, como por exemplo: saber a hora certa de estudar, que podem fazer muita diferença no nosso aprendizado.

    Muito obrigado pelas dicas! continue colocando post legais como este.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! fique a vontade para sugerir temas.

    ResponderExcluir