O que é o Teste Anpad?

Quem tem o objetivo de ingressar em um curso de pós-graduação de stricto sensu na área de Administração ou Contabilidade terá que realizar o Teste Anpad. O Teste Anpad é um exame de proficiência envolvendo conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira, raciocínio lógico, quantitativo e analítico. Ele é realizado três vezes ao ano (Setembro, Junho e Setembro) pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. A maior parte dos programas de pós-graduação filiados a Anpad o utilizam como primeira etapa do seu processo seletivo. Entretanto, a inscrição no teste não garante a inscrição no programa de pós-graduação desejado, por isso é importante ficar atento aos prazos dos programas desejados.

A prova é composta por 20 questões de múltipla escolha de cada área.

Desde 2001, a Anpad usa uma metodologia para padronizar as notas, eliminando o efeito prova. Em síntese, ela consiste em considerar o desempenho do candidato comparado a de todos os outros concorrentes. Dessa forma, é possível um candidato acertar 10 questões em uma dada área e obter uma nota alta, enquanto em outra acertar 16 questões e ter uma nota baixa. Para  esclarecimento sobre essa metodologia consulte a descriação do cálculo na página da Anpad.

A nota mínima para o ingresso no mestrado costuma variar de 200 a 300 pontos. Todavia, Programas de pós-graduação concorridos tendem a ter, informalmente, uma nota de corte bem superior a nota mínima.

O candidato pode realizar o teste quantas vezes desejar, prevalecendo a maior nota obtida. Cabe destacar que cada edição tem validade de dois anos. O resultado do teste pode ser consultado via internet, mas todos os candidatos recebem, via correio, um certificado com o seu desempenho nas provas.

A inscrição para o teste é realizada apenas pela internet no próprio site da Anpad. Enquanto, o pagamento da inscrição é realizado unicamente por boleto bancário, gerado no final do processo de inscrição. Os valores do teste estão entre 220 reais a 260 reais dependendo do periódo no qual se efetua o pagamento. O próximo teste ocorrerá em fevereiro de 2011.

Em breve comentarei sobre como estudar para o Teste Anpad e sobre o que esperar de cada prova.

Então é isso, até a próxima.

Achou o post interessante? Então aproveite para assinar o newsletter e receber as atualizações do blog por e-mail clicando aqui

Post Relacionados

3 comentários:

  1. Roneiii...olha eu aqui!

    Provinha cansativa e cara!Espero que essa de setembro tenha sido a minha última!=D
    Ah...também digo que, pra mim, essa prova não mede o potencial do candidato com relação a desempenho acadêmico, ainda mais para a área de administração.
    O tempo para realização das questões com um bom raciocínio é muito curto, levando você a chutar as respostas e aí se você for bom de chute é capaz de tirar uma melhor nota do que alguém que se preocupou mais em resolver as questões.

    Enfim, acho um teste com questões muito bem elaboradas, te faz realmente pensar, mas é bem complicado medir a capacidade de um acadêmico por esse teste.

    Ignore se falei muita besteira!hauhauahuahuahua

    Bjos Ronei!

    ResponderExcluir
  2. [...] This post was mentioned on Twitter by Mauricio C. Serafim, Daniel A. Pereira. Daniel A. Pereira said: Boa explicação, mas lembro que achei o teste uma maluquice quando fiz! RT @mauricioserafim O que é o Teste Anpad? http://ff.im/-t0hdM [...]

    ResponderExcluir
  3. Oi Andréa,

    Obrigado pelo comentário!

    concordo contigo! Acho o teste uma forma muito estranha de medir o potencial acadêmico. Mas, ainda acho o teste menos enviesado do que o programa de pós-graduação realizar prova dissertativa sobre um tema.

    Abraços,

    Ronei

    ResponderExcluir