Gerenciador de referências – Endnote

O tempo passa e com ele aumenta a quantidade de textos, sejam eles livros ou artigos, com que temos contatos. Porém, nem sempre conseguimos organizá-los de maneira eficiente. Às vezes, vamos a internet salvar textos que já possuímos, mas que não são encontrados! Textos são impressos novamente, perdemos tempo relendo artigos para se ter certeza do que ele trata.  Para ajudar nessa tarefa de organizar nosso material foram desenvolvidos os softwares de gerenciamento de referência.

Os softwares gerenciadores de referências são bancos de dados especializados na armazenagem,  gerenciamento  e  busca  por  referências  bibliográficas  em  sua  biblioteca privada de  referências. Existem diversos programas disponíveis no mercado, tais como: Endnote, ProCite, Reference Manager e Zotero.

No ano passado por curiosidade experimentei o EndNote, versão X4. Desde então, ele se tornou meu aliado na organização dos meus textos. Por isso, vou relatar um pouco as vantagens que obtive utilizando o programa.

Primeiro,  você pode realizar pesquisas na sua base de dados através de qualquer informação contida no cadastro dos artigos, o que deixa a busca por artigos mais eficiente e eficaz. Sendo que no cadastro além daquelas informações básicas para a criação de uma referência, tais como: autor, ano, título; podem ser inserir informações como resumo, palavras-chaves, link para o endereço na internet e adicionar um arquivo eletrônico, ex. pdf, arquivos de texto, planilhas eletrônicas, fotos e vídeos.

Outro ponto interessante é que base de dados como o Proquest, Sage, Ebsco e Jstor já possuem mecanismos para salvar as referências dos artigos escolhidos em formatos compatíveis com os gerenciadores de referência, em alguns casos é possível importar também o abstract.
 
O Endnote ainda possibilita a criação de grupos de referência. Como é você quem escolhe o critério para o grupo é possível organizar a sua biblioteca da maneira que mais lhe convêm, por exemplo, tema, tipo de material, periódico, autor etc. Ao lado está um exemplo retirado da minha biblioteca. No primeiro grupo classifico os artigos de periódicos em eletrônicos ou impressos. Enquanto no outro os artigos são separados por periódicos de administração.


Com o Endnote você não precisa criar pastas e subpastas para tentar organizar os seus artigos no computador. Quando você adiciona um arquivo eletrônico a uma determinada referência, o programa grava uma cópia do arquivo na pasta da base de dados do programa. Deste modo, você pode acessar o artigo desejado via Endnote, sem ter que procurá-lo em seu computador. Essa em minha opinião é a melhor vantagem do programa.

Além disso, o Endnote pode ser integrado com alguns processadores de texto, sendo possível citar no texto as referências contidas no Endnote. Todas as referências citadas no texto são adicionadas automaticamente no final do texto, de acordo com os padrões estabelecidos. O Endnote vem configurado para citar e elaborar as referências de acordo com as normas da APA, mas também é possível configurá-lo segundo os padrões da ABNT.

No final do post disponibilizei alguns links para apostilas e vídeos sobre como usar o EndNote.

Então é isso, até a próxima.

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