[Série] Como organizar uma rotina de estudo III

Voltando a nossa série sobre rotinas de estudo, no post de hoje comento sobre a persistência, uma das principais virtudes do estudante.

Em minha opinião, dentre as diversas características que estudante deveria possuir, a principal, delas é a persistência. De acordo com o dicionário Michaelis, persistência significa o ato de persistir; constância, firmeza, perseverança. Muito se fala da persistência necessária para se alcançar o sucesso profissional, para conseguir a aprovação em um concurso, um processo seletivo ou em um vestibular. Contudo, muitos se vislumbrarem tanto com o fim que se esquecem que a persistência deve ser referente ao meio, isto é, sobre ações cotidianas que são necessárias para se alcançar esse fim.

Estabelecer uma rotina de estudo é um fim que pode ser almejado com diferentes níveis de racionalização. Você pode montar uma rotina de estudos, através de meios racionalizados, como cronogramas de leituras, horários e exercícios pré-determinados ou alguém que apenas quer ter um momento de estudo diário dedicado a sua graduação, pós-graduação ou até mesmo a sua escola, sem se preocupar com prazos, exercícios etc.

Contudo, para adquirir esse hábito diário de estudo você precisará  de persistência para manter os horários escolhidos para estudo, para realizar a leitura de materiais de difícil compreensão, para lidar com temas que não são de seu interesse, acredite durante uma graduação e pós-graduação isso ocorre diversas vezes. Além disso, você precisará de persistência para superar o cansaço, a falta de concentração e falta de interesse e ainda abdicar daquela vida social bem movimentada.

Ainda que estabelecer uma rotina de estudos possa parecer algo fácil e até mesmo automático após um tempo, ter uma rotina de estudo é algo que só ocorre caso você tenha persistência para realizar diariamente aquelas atividades de estudo: leitura, pesquisa, confecção de textos etc, programadas por você para o seu momento de estudo.

Quer compartilhar a sua experiência? Então deixe o seu comentário.

Então é isso, até a próxima.

Achou o post interessante? Então aproveite para assinar o newsletter e receber as atualizações do blog por e-mail clicando aqui

Um comentário:

  1. as dicas são boas d+ me ajudaram bastante!!!maseu gostaria de q postassem uma máteria falando como convencer os pais a dar o meu proprio quarto pq já tenho praticamente 13 anos e ainda tenho q dormir no mesmo quarto q a minha irmã pq ela tem medo d dormir sozinha!!!!

    ResponderExcluir